FUTSAL
- Júlia Maria, Evely, Thaymi, Margarida, Tarcísio
- 20 de set. de 2018
- 7 min de leitura

O QUE É ?
O Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras, na década de 1930. O futsal é muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais atividades esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo país.
História do Futsal
O Futsal foi criado na cidade de Montevidéu (Uruguai) no ano de 1933. O criador foi o professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani Gravier. Este professor batizou o esporte como Indoor-Foot-Ball.
Regras do Futsal
Quadra de Futsal
A quadra de futsal não tem um tamanho definido e único, podendo ela variar entre 25 a 42 metros de comprimento e 16 a 22 metros de largura.
As medidas mínimas, essas sim têm alguns regulamentos consoante do jogo em questão. Em jogos nacionais de adultos ou sub-20, a quadra deve ter pelo menos 38 metros de comprimento e 18 metros de largura.
Já nos jogos internacionais, as medidas mínimas são 20 metros de largura de 38 metros de comprimento, tendo o seu máximo 25 metros de largura por 42 de comprimento.

– Marcações na Quadra
Para definir certas zonas para variadíssimos fins, existem várias marcações pela quadra. Vamos agora lhe mostrar quais e para que servem:
– Centro da Quadra: É uma linha que separa o campo em dois, situando-se a meio do comprimento da quadra e no meio dessa linha encontra-se um pequeno circulo com 10 centímetros de diâmetro onde começa o jogo e o inicio da segunda parte, e em volta dele tem outro circulo maior com 3 metros de diâmetro que marca a distancia que os outros jogadores devem estar sem ser os que estão a marcar o inicio.
– Área Penal ou de Penalidade: É um semi-circulo com um raio de 6 metros que se situa em cada ponta do campo e que delimita a zona onde o guarda-redes/goleiro pode defender ou usar as mãos para tocar na bola.
Também tem um ponto no centro dessa linha, em posição frontal à baliza para indicar o sitio onde o jogador deve marcar uma penalidade.
– Área de Substituição: É uma área que se situa fora do campo, havendo uma para cada equipe, tendo ela 5 metros de comprimento por 80 centímetros de largura, estando imediatamente à frente do banco de reservas, onde pode estar o treinador da equipe e os jogadores em pé a receber indicações no caso de substituição.

Faltas e Infrações
Faltas no futsal são quando algum jogador faz algo que é sancionado pelas regras do futsal, normalmente sendo contra algum jogador adversário ou com o intuito de prejudicar a equipe adversária ou manipular o resultado de alguma forma.
Estas faltas são marcadas de várias formas e distâncias, tendo também diferentes regras:
-Livre Direto
O Livre Direto é efetuado quando é feita uma paragem no jogo porque houve alguma destas infrações:
– Dar pontapé; – Derrubar o jogador do outro time; – Bater, cuspir, tentar segurar o adversário; – Empurrar o adversário; – Oferecer perigo a outro jogador de maneira imprudente; – Praticar uma jogada que atinja de forma perigosa qualquer jogador;
É anotada a falta para essa equipe e se for feita dentro da zona penal da equipe fez a falta, então é marcada uma penalidade máxima.
-Livre Indireto
O Livre Indireto tem como caraterística que não pode entrar dentro da baliza depois de efetuado sem que nenhum jogador toque na bola, daí o “Indireto”. Este livre é sancionado pelas seguintes atitudes:
– Ficar com a bola por mais de 4 segundos na área penal; – Se o goleiro tocar ou controlar a bola que venha de um lançamento lateral ou de canto cobrado por um companheiro; – Tentar retirar a bola das mãos do goleiro – Prender a bola; – Tentar enganar o adversário se passado por um companheiro de time; – Tentar retardar o tempo da partida; – Impedir que o goleiro lance a bola com as mãos; – Entre outras coisas…
-Penalidade Máxima
A penalidade máxima é efetuada quando um jogador sofre uma falta dentro da área de penalidade adversária, sendo que essa penalidade não tem qualquer barreira ao contrário das anteriores. Esta é efetuada a 6 metros da baliza, no ponto que fica ao centro da linha que delimita a área penal e á frente desse ponto a 1 metro de distância esta outro ponto que marca até que distância o guarda-redes/goleiro pode estar para defender a penalidade.
Existem duas pequenas regras para a marcação desta penalidade.
– O jogador que a esta a marcar só pode mandar a bola para a frente; – Ele não pode tocar outra vez na bola até que a bola toque em outro jogador qualquer;

Canto
O Canto é marcado quando a bola sai pela linha de fundo e o último a tocar na bola foi um jogador da equipe adversária (normalmente a que esta a defender).
A sua marcação é feita no canto do campo junto á linha final e lateral do lado onde da baliza onde a bola saiu, tendo a sua zona delimitada por um pequeno ¼ de círculo (90 graus), podendo ele ser marcado de forma direta ou indireta.
Cada equipe tem um limite de 5 faltas (sendo que estas tem algumas regras também, sendo que na grande maioria é o número de livres diretos) por parte que pode fazer. A partir da sexta falta essa equipe deixa de ter direito a formação de barreira e o árbitro só começa a dar lei da vantagem numa situação clara para golo.

Sanções Disciplinares
Como no futebol, os jogadores de futsal podem ser advertidos com cartões, sendo estes amarelo e vermelho. Amarelo significa aviso e se levar outro durante o encontro é mostrado um vermelho e ele é expulso, vermelho é expulsão imediata.
Os cartões amarelos são mostrados nas seguintes situações:
Caso o jogador entre na quadra antes dos dois minutos de expulsão temporária;
Quebrar constantemente as regras do jogo;
Discordar por meio de gestos e palavras das decisões do árbitro;
Ter conduta antidesportiva;
Se dirigir aos árbitros, anotador ou cronometrista para reclamar ou discutir sobre alguma decisão;
Impedir ou dificultar o reinício da partida;
Simular durante o jogo com a tentativa de enganar os árbitros;
Abandonar a partida sem autorização do árbitro;
Um jogador, que não seja o goleiro, tentar defender a bola com as mãos para que sua equipe não sofra o gol, etc.
Os cartões vermelhos são mostrados nas seguintes situações:
Apresentar uma conduta violenta;
Fizer jogo brusco grave;
Realizar gestos obscenos, grosseiros e ofensivos;
Ter duas vezes na mesma partida uma atitude punível com cartão amarelo;
Impedir com a mão a marcação de um gol contra sua equipe, caso você não seja o goleiro;
Cuspir em alguma pessoa durante a partida;
Dar uma entrada que possa comprometer a integridade física de um jogador;
Impedir de forma ilegal a tentativa de concluir um tento;
Um jogador reserva invadir o campo para reclamar ou atrapalhar a partida.
Quando o jogador vê o cartão vermelho, quer seja direto ou acumulação de amarelos, ele esta automaticamente expulso do próximo jogo da competição. O mesmo acontece se acumular 3 cartões amarelos em jogos diferentes da mesma competição.
Árbitros e o Resto
Um jogo de futsal é composto por 2 árbitros, sendo o Árbitro Principal e o Auxiliar.
Estes são responsáveis por sancionar os jogadores quando eles cometem alguma infração, retomar o jogo, controlar as faltas, decidir o momento do começo do jogo, e praticamente todas as decisões que envolvem o jogo em si.
Também existem mais 2 membros exteriores ao jogo em si que são o cronometrista e o anotador.
O cronometrista esta responsável pelo cronômetro de jogo, sendo que ele tem de o parar quando o jogo é interrompido por alguma falta, lesão ou outro evento qualquer e depois iniciar de novo o cronometro quando o jogo é retomado, entre outras funções.
O anotador tem como função ir apontando o número de faltas que os jogadores cometeram para ir controlando o número de faltas por parte, controlar os jogadores reserva e equipe técnica, controlar as substituições e o momento em que são feitas, entre outras coisas…
Lei da Vantagem
Com o intuito de tornar o futsal um jogo mais atrativo e com menos pausas possíveis, como é feito no futebol, quando uma equipe sofre falta mas mantém a posse da bola e esta em boas condições de progredir no campo o árbitro decide deixar seguir e assim não acabar prejudicando a equipe que sofreu a falta interrompendo o seu ataque.
Confederações
- Os campeonatos internacionais são organizados pela AMF (Associação Mundial de Futsal) com sede na cidade de Assunção (Paraguai). A FIFA também organiza campeonatos de futsal.

Campeonatos mais importantes:
- Organizados pela AMF: Campeonato Mundial AMF Masculino e Feminino, Copa do Mundo de Seleções Nacionais, Eurofutsal e Campeonato Mundial de Clubes.
- Organizados pela FIFA: Mundial de Futsal da FIFA e Eurocopa.
Potências do futsal mundial:
- O Brasil é uma das seleções mais fortes da atualidade. O Brasil já foi cinco vezes campeão da Copa do Mundo de Futsal da FIFA. O último título foi conquistado em 2012, quando a seleção brasileira venceu na final a seleção espanhola.
- Além do Brasil, merecem destaque no futsal mundial as seleções da Espanha, Itália e Rússia.
- No futsal AMF a seleção colombiana é a maior força. Foi tri-campeã do mundo, 2000, 2011 e 2015. Conquistou os Jogos Mundiais IWGA em 2013 e o mundial feminino de 2013.

Curiosidades:
- Em 2016, a Copa Mundial de Futsal da FIFA ocorreu na Colômbia, entre os dias 10 de setembro e 01 de outubro. A seleção argentina tornou-se campeã ao derrotar, na final, a equipe russa pelo placar de 5 a 4.
- A próxima Copa do Mundo de Futsal ocorrerá em 2020 (ainda sem país definido).
- O próximo Mundial AMF de Futsal será realizado na Argentina em 2019.
- As equipes são formadas por 5 jogadores de linha (sendo um goleiro) e 7 jogadores, no máximo, como reservas.
- O Futsal é praticado em quadra retangular de piso rígido, com medidas que variam de acordo com a categoria.
- A bola de futsal (categoria adulto masculino) deve ter entre 62 e 64 cm de circunferência e peso entre 400 e 440 gramas pelas regras FIFA. Pelas regras da AMF (Associação Mundial de Futsal), a bola deve ter entre 60 e 62 cm de circunferência e peso entre 430 e 450 gramas.
- As substituições podem ocorrer a qualquer momento e em número indeterminado, nas regras estabelecidas pela FIFA. Já pelas regras da AMF, as substituições só podem ocorrer com a partida parada.
- O posicionamento de uma equipe de futsal segue o seguinte esquema: goleiro (defende o gol com mãos e pés e também pode atacar), fixo (jogador de defesa), ala (joga mais pelas laterais), pivô (movimenta-se no ataque e arma jogadas).
- Os laterais e escanteios são cobrados pelos pés, de acordo com as regras FIFA. Já nas regras da AMF, eles são cobrados com as mãos.
Comentarios